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Descrição
Basicamente, telerreabilitação cognitiva se refere ao uso da tecnologia para a condução de uma intervenção terapêutica a pacientes neurológicos ou psiquiátricos fora do contexto clínico / institucional. Apesar do enriquecimento da modalidade de interação entre o ser humano e o computador, a área da telerreabilitação cognitiva ainda precisa ser explorada. Já se sabe, todavia, que essa é uma prática de intervenção que, embora tenha sido alavancada em razão da pandemia, está se estruturando e sendo encarada, cada vez mais, como uma possibilidade de estender os serviços prestados para além da clínica e impactar a população com dificuldades em mobilidade para realização dos atendimentos. Há algum tempo já temos visto como a tecnologia tem impactado o trabalho no contexto da neuropsicologia por meio de dispositivos para aumentar e ampliar o repertório comunicativo do paciente, bem como do uso de jogos eletrônicos que simulam a vida real e se constituem em ferramentas ecologicamente válidas para a intervenção. No entanto, a elaboração de desenhos e de novas metodologias para atendimentos remotos é o desafio atual, especialmente em contextos em que boa parte da população não possui muita familiaridade com todos os recurso e dispositivos tecnológicos disponíveis para a execução da intervenção, ou em que o dispositivo eletrônico pode se apresentar como uma barreira para a participação e para o engajamento de populações especiais, como os pré-escolares, os idosos e pessoas com deficiências sensoriais e/ou motoras. Neste livro, são reunidas diversas experiências com telerreabilitação cognitiva no Brasil, e são apresentadas reflexões sobre as possibilidades e os desafios verificados e vivenciados nessas experiências.